Neuroimunologia

O que é Neuroimunologia?

É um campo que combina neurociência, que é o estudo cientifico do sistema nervoso, e imunologia que estuda o sistema imunológico.

Um objetivo a longo prazo desta área de investigação é desenvolver a nossa compreensão da patologia de certas doenças neurológicas, algumas das quais não têm etiologia clara. Ao fazer isso, a neuroimunologia contribui para o desenvolvimento de novos tratamentos farmacológicos para várias condições neurológicas. Muitos tipos de interações envolvem tanto o sistema nervoso quanto o sistema imunológico, incluindo a tentativa de estabelecimento de equilíbrio do funcionamento fisiológico dos dois sistemas na saúde e doença.

A principal representante deste campo de atuação da Neurologia é uma condição chamada de Esclerose Múltipla.

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença inflamatória imunomediada que ataca axônios mielinizados no sistema nervoso central, destruindo a mielina e o axônio em graus variados e produzindo incapacidade física significativa em 20 a 25 anos em mais de 30% dos pacientes acometidos. A marca registrada da EM são episódios sintomáticos que ocorrem com meses ou anos de intervalo e afetam diferentes localizações anatômicas do Sistema Nervoso Central.