"Cefaleia” ou “Cefalalgia” são os nomes científicos para a popular “dor de cabeça”.
A dor de cabeça é um problema médico considerável, com impacto físico, social e econômico relevante. A ideia de que as dores de cabeça crônicas não têm tratamento está errada. É possível se oferecer melhor qualidade de vida para os doentes que sofrem com esse mal.
Existem alguns tipos de cefaleias:
- A cefaleia tensional, a mais comum, é geralmente uma dor difusa, de leve a moderada intensidade na cabeça, muitas vezes descrita como a sensação de uma faixa apertando o crânio.
- A cefaleia em salvas é sempre de um só lado da cabeça, e pode ser muito maior, mais intensa que a da enxaqueca. Sintomas que podem acontecer: vermelhidão no olho, queda da pálpebra, lacrimejamento e coriza do mesmo lado da dor.
- A enxaqueca é uma dor moderada a intensa, pulsátil, geralmente afeta apenas um lado da cabeça. Pode ter uma duração de 4 horas a 3 dias e agrava com as atividades do dia a dia. Pode ainda ser acompanhada por náuseas e vômitos, diminuição da tolerância à luz, ao som e a cheiros intensos.
- Cefaleias secundárias têm diversas causas, e podem aparecer por um traumatismo craniano, sangramentos cerebrais, tromboses, ou associadas a alguma doença clínica, por exemplo.
Qual o tratamento?
O atendimento multiprofissional da dor crônica envolve especialistas da área médica e cuidados de pré e pós-consulta diferenciados. Todos os profissionais envolvidos são treinados e formados para o cuidado ao paciente com dor crônica, proporcionando homogeneidade no atendimento.
Já a medicina física consiste em técnicas de tratamento da dor, como a fisioterapia, agulhamento e quiropraxia.
O uso indiscriminado de analgésicos comuns causa tolerância, dependência e pode provocar síndrome de abstinência. Alguns tipos de dor de cabeça crônicos são associados e perpetuados pela dependência do doente a analgésicos comuns, como aspirina, paracetamol e anti-inflamatórios.
Só um profissional poderá analisar qual o seu tipo de dor de cabeça, quais as causas e tratamentos adequados.