Doenças do Sistema Nervoso Periférico

Os distúrbios do Sistema Nervoso Periférico (SNP) produzem combinações de sintomas motores, sensoriais e autonômicos. Estes sintomas são essencialmente determinados pela classe de fibras nervosas afetadas (p. ex., fibras motoras ou sensoriais) e pela localização das lesões, em vez de pela etiologia do processo. Os sintomas motores incluem o enfraquecimento (uma queixa comum), atrofia muscular, fasciculações e cãibras. Estes dois últimos sintomas motores podem ser descobertos apenas mediante perguntas específicas dirigidas ao paciente. Os sintomas sensoriais incluem a perda de certos tipos de sensação e a presença de formigamento, picadas, agulhadas e sensação de queimação. A descrição da qualidade e distribuição dos sintomas sensoriais fornecida pelo próprio paciente frequentemente é mais reveladora do que o exame sensorial.

As doenças são agrupadas em doenças que afetam nervos isolados (mononeuropatias) e as doenças com envolvimento difuso (polineuropatias). Uma mononeuropatia pode afetar qualquer nervo craniano ou de membro. Em geral, as mononeuropatias ocorrem em indivíduos saudáveis, produzem sintomas problemáticos sem incapacitação significativa e frequentemente melhoram de modo espontâneo, com o passar do tempo.

Quais são as causas?

Há inúmeros fatos que podem estar por trás das doenças que afetam o sistema nervoso periférico, e por isso, não é fácil idenficar a causa: