Doenças Cerebrovasculares (AVC)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a doença que, apesar de atingir com mais frequência indivíduos acima de 60 anos, também pode ocorrer em qualquer idade, inclusive nas crianças. O AVC vem crescendo cada vez mais entre os jovens, ocorrendo em 10% de pacientes com menos de 55 anos e a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization) prevê que uma a cada seis pessoas no mundo poderá ter um AVC ao longo de sua vida.

O que é o AVC?

Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente o AVC é dividido em 2 subtipos:

Como reconhecer e quais são os sinais de alerta do organismo?

Procurar imediatamente atendimento médico em caso de início súbito dos sintomas abaixo:

AVC tem tratamento?

Com a prevenção, podemos reduzir muito o risco de AVC. Mas se ele ocorrer, atualmente o AVC tem tratamento.O tratamento do AVC isquêmico baseia-se na reperfusão, ou seja, desobstrução do vaso cerebral ocluído, normalizando a circulação cerebral. Um medicamento que é injetado na veia do braço circula pela corrente sanguínea até o vaso cerebral afetado e desmancha o coágulo que entope a circulação. Quanto mais rápido iniciar o tratamento, mais chances o paciente terá de diminuir muito ou até mesmo, evitar as sequelas do AVC.